Itararé confirma oitavo caso de dengue

A Prefeitura de Itararé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou, nesta quarta-feira (04), o sétimo e o oitavo caso de dengue no município.

Até o momento, dos oito casos, três são importados, adquiridos em outras localidades, e cinco autóctones, contraídos dentro da cidade. 

Segundo a diretora da Vigilância Municipal em Saúde, Gislene Fátima Oliveira, ações de nebulização estão sendo feitas a fim de isolar os focos, porém, a colaboração dos munícipes é imprescindível. “Esse é um assunto sério que requer a colaboração de todos. Contamos com o auxílio da população para fiscalizar as casas e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti”, detalha.

Combate – De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente com a dengue em mais de 100 países. Destes, 550 mil necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

No entanto, evitar a proliferação do mosquito transmissor é simples e pode ser feito com ações diárias dentro de casa. Confira:

– Evitar o acúmulo de água em pneus, calhas, garrafas ou qualquer outro recipiente;

– Colocar areia nos vasos de plantas;

– Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos;

– Tampar bem as latas de lixo;

– Limpar as calhas regularmente;

– Adicionar desinfetante ou água sanitária nos ralos.

Deúncias – As denúncias podem ser feitas junto à Vigilância Epidemiológica Municipal, através do telefone (15) 3531-8160.

Categoria:

Deixe seu Comentário