Mais de 6.500 eleitores em Itararé podem ficar sem votar em 2020

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, mais de 6.500 eleitores em Itararé poderão ficar sem votar nas eleições municipais deste ano.


Esse é o número de eleitores que ainda não realizaram a biometria obrigatória em Itararé.
As principais restrições de não estar com o título eleitoral em dia são a proibição de se matricular em instituições de ensino superior, tirar o passaporte ou o CPF e inscrever-se em concursos públicos. 


Para cada eleição na qual o eleitor não votou nem justificou a ausência, será cobrada uma multa de R$ 3,51.


O cadastramento biométrico está sendo realizado em Itararé desde 2015 e até o momento cerca de 30.000 eleitores já compareceram ao Cartório Eleitoral para realizá-la.
Quem já fez a biometria e não deixou de votar em três eleições consecutivas poderá votar normalmente.

Transferência

Quem possui título de eleitor de outra localidade e está domiciliado em Itararé há mais de três meses já pode realizar a transferência de seu título para cá. Caso o eleitor opte por não transferir seu título para Itararé e, no dia da eleição em 4 de outubro, esteja na cidade, deverá se dirigir a uma das escolas do município em que esteja sendo realizada a votação e justificar a sua ausência da localidade de origem.

Alistamento

O voto é obrigatório no país a partir dos 18 anos, mas quem já possui 16 anos ou mais (ou completará 16 anos até o dia 4 de outubro) também já pode tirar seu título de eleitor. Para os homens com mais de 18 anos e que ainda não tiraram o título de eleitor, é preciso apresentar o comprovante de alistamento militar. Para os menores de 18 anos, mesmo que já possuam o título de eleitor, o voto é facultativo.

Para realizar a revisão, a transferência e o alistamento basta comparecer ao Cartório Eleitoral portando um documento de identidade com foto e um comprovante recente de residência (conta de água, energia elétrica, telefone), que não precisa estar no nome do eleitor.
Para poder votar nas eleições deste ano, tanto a biometria (para quem ainda não a realizou) como a transferência e o alistamento devem ser realizados até o dia 6 de maio, porém é recomendável que o eleitor compareça ao Cartório Eleitoral o quanto antes para evitar filas.
O Cartório Eleitoral de Itararé se localiza na rua Coronel Frutuoso, 235 (ao lado do Tomé Teixeira), e o horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h.

Cartório Eleitoral de Itararé/SP
057ª Zona Eleitoral

Categoria:

Deixe seu Comentário