Farmácia Popular: 22 milhões de brasileiros pegaram remédios de graça ou por valor menor em 2023

Mais de 20 milhões de brasileiros pegaram remédios na Farmácia Popular no ano passado.

De acordo com números divulgados pelo governo, o programa beneficiou 22 milhões de pessoas em 2023, a maior quantidade dos últimos quatro anos.

Por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada, o Farmácia Popular permite que as pessoas tenham acesso a medicamentos de graça ou a custo reduzido.

As doenças para as quais existem remédios sem custo estão, diabetes, asma, hipertensão e osteoporose, além dos anticoncepcionais, que também são fornecidos de graça.

Para algumas outras doenças, o programa oferecer medicamentos de forma subsidiada, ou seja, o governo arca com parte do custo, às vezes chega a até 90% do valor de referência, e o paciente paga o restante. Caso de remédios para rinite, doença de Parkinson e glaucoma, por exemplo, além de fraldas geriátricas.

Para pegar remédio pelo programa Farmácia Popular, precisa apresentar, em uma farmácia ou drogaria credenciada, a receita médica, que pode ser do SUS ou da sede particular, além de documento com foto e CPF.

Atualmente, o Farmácia Popular conta com quase 31 mil estabelecimentos credenciados em mais de 4.500 municípios brasileiros.

Categoria:

Deixe seu Comentário